Endodontia
É comum os pacientes terem receio quando recebem o diagnóstico de um tratamento de canal, mas você sabe do que se trata a endodontia?
A endodontia visa tratar o dente internamente, curando lesões e doenças da polpa (o nervo) e da raiz do dente. Em suma, é o famoso e mais popularmente conhecido tratamento de canal. Sabe quando você tem uma forte dor de dente e que não passa?
Todos os dentistas são aptos a tratar uma dor de dente e um canal, porém é o endodontista que conhece mais profundamente sobre diversas técnicas e casos, apresentando um domínio e um conhecimento mais profundo, além de mais destreza e experiência sobre o assunto. Ele é um especialista em endodontia. Por estes motivos, alguns dentistas preferem encaminhar alguns casos mais específicos para um colega especialista.
O canal deve ser tratado quando há cáries profundas e quando o dente sofre algum trauma ou fratura mais grave, lesionando, necrosando ou inflamando de maneira irreversível a polpa dentária (o nervo).
Os sintomas (sensações) indicativos de tratamento de canal são dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou ao calor e incômodo ao toque e na mastigação.
Já os sinais (o que se enxerga) que mostram a necessidade de uma endodontia são presença de abscesso ou fístula (lesão em forma de bolha na gengiva por onde extravasa pus).
Atualmente, com técnicas modernas e instrumentais adequados, o tratamento de canal é feito na maioria das vezes em consulta única. Casos específicos (presença de pus, hemorragia persistente, retratamentos, etc.) podem necessitar de um maior número de atendimentos.
Conheça a nossa dentista, especialista em endodontia, aqui